13
outubro

Dica de leitura: O poder da adaptação M.J.Ryan

“Meu objetivo é lhe ensinar uma maneira de lidar com a mudança que você está enfrentando com pouco desgaste e poucas lágrimas. Tenho esperança de que este livro lhe traga força, consolo e apoio prático para ajudá-lo a se tornar um Mestre da Mudança.” – M. J. Ryan

Mudanças são inevitáveis e muitas vezes tão inesperadas e dolorosas que, por mais que você entenda a necessidade de se adaptar a elas, não dispõe das ferramentas necessárias, o que torna tudo ainda mais difícil.

Neste livro, a consagrada autora de O poder da paciência (600.000 livros vendidos no Brasil) nos ensina a conviver melhor com a incerteza, reagindo a ela de maneira mais positiva e saudável. O aprendizado começa com algumas verdades que nos ajudam a encarar este processo:

• A mudança virá com toda a certeza.

• Você é mais forte do que imagina.

• Seu pensamento nem sempre é seu amigo.

• O inimigo não é a mudança, mas o medo.

• Há um ciclo emocional previsível para a mudança.

• Tudo pode mudar, mas sua essência é imutável e é sobre ela que você construirá seu futuro.

M. J. Ryan o guiará, passo a passo, pelo processo da capacidade de adaptação. Primeiro, é preciso aceitar a nova realidade, depois aumentar as opções para que, por fim, você possa tomar uma atitude efetiva.

Ao fortalecer sua capacidade de adaptação, você se tornará mais calmo, confiante e criativo, e poderá usar qualquer situação para aprimorar seus talentos e valores. Em breve, as mudanças inesperadas já não lhe parecerão tão assustadoras e você vai descobrir que, no fundo, elas sempre trazem grandes oportunidades.

A maioria das pessoas tem muita dificuldade em lidar com mudanças não planejadas, por isso acaba insistindo em fazer as mesmas coisas que funcionavam antes, passando a obter resultados negativos. Nostempos atuais, a capacidade de se adaptar, de ser flexível e encontrar os recursos necessários diante de condições instáveis é o principal indicador do sucesso.

Em O poder da adaptação, M. J. Ryan ensina o processo para nos transformarmos em Mestres da Mudança.

Antes de tudo, temos que aceitar a mudança. Nesse estágio devemos reunir o maior número possível de fatos para encarar a situação com imparcialidade. Também é preciso nos preocuparmos apenas com o que é realmente importante, e não desperdiçarenergia atribuindo culpa a quem quer que seja.

Em seguida, é hora de aumentar as opções. Devemos buscar informações em lugares inesperados, usar nossos talentos inatos e descobrir de que outros recursos dispomos.

Por fim chega o momento de entrar em ação. Precisamos criar uma rede de contatos, traçar um plano e depois desmembrá-lo em tarefas menores, cuidando de uma de cada vez. Também é muito importante avaliar constantemente o progresso feito.

Fazendo uso desse processo, não apenas sobreviveremos às mudanças indesejadas, mas também seremos capazes de obter sucesso com elas. À medida que cresce nossacapacidade de adaptação, também cresce nossa confiança para enfrentar qualquer desafio que a vida apresentar.

Publicado em DICA DE LEITURA por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado