18
setembro

Prevenção do Suicídio

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil e com o registro de aproximadamente 9 mil suicídios por ano em nosso país.

Os números têm aumentando, principalmente entre a população jovem. O suicídio é agora a terceira causa morte entre homens com idade de 15 a 29 anos.  Os distúrbios mentais estão associados a praticamente 100% de todos os suicídios.  Embora o transtorno psiquiátrico seja condição necessária não é suficiente para o comportamento suicida.

Trata-se de um problema prevenivel na grande maioria das vezes. Quem tem a intenção de cometer suicídio dá antes diversos sinais. Portanto, é possível prevenir que a pessoa tire a própria vida.

O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas.

É necessário desenvolver estratégias de promoção de qualidade de vida, de educação e de proteção e de recuperação da Saúde Mental. Na área de informação são necessárias ações de comunicação e de sensibilização da sociedade de que o suicídio pode ser prevenido.

PARTICIPE!

Manuais para Prevenção do Suicídio
º-Manual de Prevenção do Suicídio para Profissionais de Saúde Mental (OMS – Organização Mundial da Saúde / OPAS / Unicamp) – download

º-Manual de Prevenção do Suicídio para Professores e Educadores (OMS – Organização Mundial da Saúde) -download   

º-Cartilha para Profissionais da Imprensa. Comportamento Suicida: Conhecer para Prevenir (OMS e Associação Brasileira de Psiquiatria) – download

Via: Dr. Tarcio, médico-psiquiatra

Publicado em ARTIGOS, AUTOCONTROLE, MENTE por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado