24
abril

Patrick Kane, controla mão biônica com aplicativo de smartphone

Patrick Kane, 16 anos, é a primeira pessoa a receber uma mão biônica que pode ser controlada por meio de um aplicativo de smartphones no Reino Unido.

Patrick Kane apresentou recentemente seu braço biônico, que permite uma variedade de movimentos bastante específicos – como apertar e segurar objetos. Patrick perdeu seu braço esquerdo quando ainda era bebê por causa da meningite.

Fabricado pela empresa escocesa Touch Bionics o ‘i-limb ultra vem com um punho rotativo, feito de alumínio, que permite o usuário mover os cinco dedos e até mesmo girar o polegar.

O aplicativo, exclusivo, deixa Kane escolher entre uma variedade de 24 ‘apertos de mão’ com o toque de um botão. Além disso, dá dicas de como melhor utilizar o dispositivo.

A autonomia da prótese é de um dia, e Patrick precisa retirá-la a cada noite para fazer a recarga. Ele descreve a operação do braço artificial como algo natural, apesar de requerer um longo processo de adaptação.

“Controlar a mão é bastante natural, apesar de levar um tempo um pouco maior para aprender como usar as ‘garras’ automáticas e fazer os gestos”, afirmou Patrick Kane. “São as pequenas coisas que importam, como ser capaz de segurar um copo de vidro ou cortar a comida no meu prato em vez de ter que pedir a alguém para fazer isso por mim.

A prótese, cujo custo é estimado é 30 mil euros e patrocinada pela Mercedes, que optou por não inserir seu logotipo no braço artificial por entender que compartilha o interesse pelo desenvolvimento da tecnologia.  (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Este vídeo mostra a mão artificial em funcionamento:

Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado