6
junho

Os benefícios da atividade física

Não resta dúvida de que a atividade física regular beneficia a nossa saúde, pois reduz o colesterol, a taxa de açúcar no sangue e, ainda, fortalece os músculos e as articulações. Propicia, ainda, os seguintes benefícios:

·reduz a tensão e ansiedade;
·ajuda a controlar o peso;
·ajuda a combater a osteoporose, ou seja, a fraqueza dos ossos   provocada por perda excessiva da massa óssea;
·ajuda no controle da hipertensão;
·ajuda a combater os problemas do coração;
·ajuda no controle do diabetes.

No entanto, para que realmente tenhamos a totalidade desses efeitos benéficos precisamos também manter uma alimentação adequada, bem como evitarmos, dentro do possível, situações de tensão e ansiedade.

A atividade física saudável é aquela feita com prazer, sem exageros, realizada pelo menos três vezes por semana. Comumente, a caminhada e a prática de esportes – como a natação e o ciclismo – são os meios mais indicados.

A alimentação saudável é pobre em gordura animal, tem pouco sal e açúcar e é rica em fibras vegetais – frutas, verduras, legumes, cereais integrais, carne branca (de frango ou de peixe), leite e seus derivados, desnatados ou semidesnatados.

Para o controle do estresse e da ansiedade recomenda-se o descanso e o lazer, além da própria atividade física, bem como evitar correrias, tensão e/ou competição tanto no trabalho como na vida cotidiana.

Publicado em AUTOCONTROLE, SAÚDE por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado