22
março

Força de Christopher Reeve

O ator Christopher Reeve, que ficou célebre ao interpretar o papel de Super-Homem em quatro filmes, nasceu em 25 de setembro de 1952, em Nova York. O ator também participou de outras produções de sucesso como “Em Algum Lugar do Passado” (1980), de Jeannot Szwarc, no qual interpretava um escritor de teatro, e “Vestígios do Dia” (1993), de James Ivory, no qual vive um aristocrata britânico.

Reeve sofreu um grave acidente em maio de 1995, quando caiu de um cavalo e quebrou duas vértebras, ficando completamente imóvel do pescoço para baixo. Passou por longas terapias para conseguir respirar com menos ajuda de aparelhos e se tornou um ativista pelos direitos dos deficientes, criando inclusive a Fundação Christopher Reeve para a Paralisia, em 1999.

Em 2000, o ator conseguiu mover o dedo indicador e fez um trabalho especializado de musculação, que deixou suas pernas e braços mais fortes. Ele também voltou a ter sensibilidade em outras partes de seu corpo, determinando-se a voltar a andar.
Depois do acidente Reeve fez campanha pela pesquisa com células-tronco e a possibilidade de uso destas para recuperar as células danificadas em casos como o seu.

O ator também era ativista da Unicef, da Anistia Internacional e da ecologia. Junto com os também atores Susan Sarandon e Alec Baldwin, fundou ainda a Coalizão Criativa, um grupo de ajuda a pessoas sem casa.  No dia 11 de outubro de 2004, devido a uma parada cardíaca, Reeve morreu aos 52 anos no hospital Northern Westchester, de Nova York (EUA). Ele havia entrado em três dias antes, quando sofreu um ataque cardíaco durante o tratamento de uma ferida infectada. Resumo: Folha de S. Paulo


Publicado em AUTOCONTROLE, MOTIVAÇÃO por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado