Quem não tem ou conhece alguém com pelo menos um animal de estimação? Mas será que todos tem conhecimento das doenças que os pets podem desenvolver? E será que sabem reconhecer quando o seu animal está doente?
Por exemplo, quando um cão evita atividades física, é muito comum ouvir que o animal está ficando idoso, mas geralmente não é a idade, talvez evite se locomover por sentir dores.
Outro exemplo, quando um animal pára de caminhar, ficará paralítico e não há mais nada a fazer? Não! Dependendo da lesão que o animal apresente e do tempo decorrido do início da paralisia, com o tratamento adequado pode ser reversível. E no caso da paralisia não ser reversível, é possível manter o bem estar e qualidade de vida do animal? Sim!
Com o objetivo de proporcionar maior bem estar, qualidade e expectativa de vida aos animais, o avanço da Medicina Veterinária é constantes. Muitas lesões e doenças que, até pouco tempo, comumente indicava-se a eutanásia, estão sendo prevenidas, monitoradas e até mesmo tratadas. Dentre as especialidades da Medicina Veterinária, atualmente, a Fisioterapia e Acupuntura Veterinária vêm se destacando pelos benefícios e bons resultados de tratamento.
A Fisioterapia Veterinária têm por objetivo restaurar, manter e promover a melhora da função e aptidão física, bem-estar e qualidade de quando estes estão relacionados a distúrbios locomotores e de saúde. As principais indicações são: doença do disco intervertebral, displasia coxofemoral, osteoartrose, analgesia e manejo da dor, discoespondilose, lesões musculares, lesões tendíneas, condicionamento pré/pós operatório displasia de cotovelo, neuropatias periféricas e centrais, atrofia muscular e cicatrização lenta.
A Acupuntura Veterinária é indicada não só nos casos de patologias relacionadas a distúrbios locomotores e neurológicos, também é benéfica para a manutenção e tratamento de distúrbios funcionais, respiratórios, dermatológicos e imunológico. Algumas das indicações são: dores lombares e cervicais, hérnias de disco, displasia coxo-femoral, seqüelas de cinomose, epilepsia, paralisias faciais, paresias subseqüente de isquemias cerebrais, problemas cardíacos e circulatórios, insuficiência renal e hepática, alterações metabólicas, deficiência imunológica e pós cirúrgico.
É muito importante que as pessoas fiquem atentas à alteração no comportamento do seu animal, pois pode ser indício de algum distúrbio. E que não deixe de procurar um Médico Veterinário e se informar das opções de tratamento, assim como nos seres humanos, quanto mais cedo uma patologia for detectada, maiores são as chances de serem tratadas.
>Dra. Thiana, boa noite!
Poderia, por favor, me passar um email para contato. Tenho uma peluda que tem problema de coluna e o veterinário disse que seria interessante se ela fizesse acupuntura.
Obrigada!
Daniele
>Boa noite Daniele,
Por favor, envie email para thianatanaka@reabanimal.com.br
Att,
Thiana Tanaka
http://www.reabanimal.com.br