1
setembro

(Filmes românticos reforçam expectativas irreais)

Acreditar em ideias como amor à primeira vista, por exemplo, pode aumentar o risco de desilusão afetiva

A crença em conceitos como amor à primeira vista, par perfeito e forças do destino deixa as pessoas muito mais vulneráveis a se decepcionar em seus relacionamentos, garante o psicólogo Bjarne Holmes, da Universidade Heriot-Watt, na Escócia, autor de um estudo sobre a presença de ideias “perigosas” em filmes do gênero comédia romântica.

Ele e sua equipe exibiram a 100 voluntários o longa Escrito nas estrelas (2001), “um verdadeiro clássico água com açúcar”, segundo os pesquisadores, pois apresenta todos os elementos descritos acima.

Em seguida, Holmes pediu aos espectadores que respondessem a um questionário. Como era de esperar, eles revelaram mais afinidade com conceitos românticos do que outra centena de voluntários que assistiram, em uma sala paralela, a um drama do diretor David Lynch, repleto de personagens complexos e situações perturbadoras, como traição amorosa. A conclusão, afirma o psicólogo, é simples: filmes românticos reforçam expectativas irreais, o que aumenta as chances de insatisfação com os relacionamentos afetivos.

Publicado em ARTIGOS, AUTOCONTROLE por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado