1
novembro

Depressão e tristeza são coisas diferentes

Tristeza é uma emoção que todo mundo sente um dia ou outro. E passa.

Há momentos em que a tristeza fica por mais tempo, o que ocorre quando perdemos alguém querido seja porque ele não está mais entre nós ou por causa do término de um relacionamento. Mas ela também passa.

A depressão, por outro lado, é uma tristeza que não passa, que dura semanas, meses e até anos a fio. É um período em que pensamos coisas negativas sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o nosso futuro. E essa maneira de ver é persistente: você até consegue se desviar dela um pouco, mas estes pensamentos negativos insistem em voltar e voltar.

Outros sinais de que não se trata apenas de tristeza são: mudanças de humor (você pode ficar desesperançoso, impaciente, irritadiço), de comportamento (tendência a ficar mais isolado), de motivação (não querer fazer as coisas, não querer sair da cama, tudo parecer difícil e penoso, não querer participar de atividades que antes gostava) e até alterações biológicas no sono, apetite e desejo sexual.

Se você se identificou com o que escrevi, vale a pena consultar um especialista para que ele confirme este diagnóstico.

Depressão é algo que tinge a vida de cinza, que vai tirando a graça e a disposição do seu dia a dia, às vezes, de maneira tão sutil, que só se percebe tempos depois. E, apesar de ter efeitos tão ruins, tem tratamento e pode ser revertida.

Se você já cansou de ter como companheira uma nuvem de chuva sobre a cabeça (ou uma sombra que se arrasta sobre você e o paralisa), procure ajuda.

Da mesma maneira como eu ouvi essa descrição de pessoas que sofriam com a depressão, também tive a imensa alegria de ouvir dessas mesmas pessoas, tempos depois, “se eu soubesse que era assim, tinha procurado tratamento antes”.

Ana Carolina Diethelm Kley
Publicado em ARTIGOS, AUTOCONTROLE por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Uma ideia sobre “Depressão e tristeza são coisas diferentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado