21
julho

Canal Livre debate os mistérios por trás da depressão – Parte 1

O Canal Livre deste domingo, dia 20, recebeu o psiquiatra e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Dr. Valentim Gentil Filho. Na primeira parte do programa, o Dr. esclareceu como a industria farmacêutica já explorou a depressão em função do lucro e sobre o que pode ser tido como um problema psicológico com a expansão do conceito da doença. O Dr. ainda falou sobre a automedicação com remédios para depressão.

 
Na segunda parte do Canal Livre, o Dr. Valentim Filho comentou como se estabelece a linha entre a normalidade e não-normalidade, em questão de problemas psicológicos e como adequar o tratamento pela medicação e pelas terapias, de acordo com eles.

Parte 2

 

Parte 3

Dr. Valentim Gentil Filho comenta como é identificada a depressão e sua gravidade e comentou o que pode ser uma angústia natural proveniente dos sentimentos humanos e o que deve ser tratado.
 

Parte 4

Na quarta parte do Canal Livre, Dr. Valentim comentou como a angústia existencial influenciou na obra de grandes artistas e respondeu a uma pergunta da ex-miss brasil Jacqueline Meirelles.
 

Parte 5

Na quinta parte do programa, O Dr. Valentim falou sobre o tratamento de eletrochoque, desmentindo a suspeita de que o meio tem haver com tortura e comentou sua eficácia e efeitos colaterais. O convidado ainda respondeu uma pergunta do psiquiatra Miguel Chalub.
 

Parte 6 Final

Na última parte do Canal Livre, o convidado falou sobre o preconceito que cerceia a doença e sobre as dificuldades de acesso ao tratamento da depressão. E revelou que já sentiu os efeitos de uma crise de pânico.
 

Veja Também:

Depressão Mal do século XXI

A depressão é uma doença que atinge 20% da população mundial. Mas, como ela começa? Depressão tem cura? A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2020, a depressão será a segunda no ranking de doenças dispendiosas e fatais, perdendo apenas para as doenças cardíacas. [Link]

Publicado em AUTOCONTROLE, ENTREVISTAS, MENTE por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado