7
janeiro

A influência dos super-heróis

O fascínio pelo universo dos super-heróis não vem de hoje. Cada vez mais, eles saem do mundo dos quadrinhos e se tornam mega produções de Hollywood com renomados atores nos papéis principais.

“No fundo, os super-heróis são a personificação dos sonhos do ser humano, de perfeição imediata, em certo sentido até os santos da tradição cristã são super-heróis”, afirma o escritor Rafael Martín, novelista, roteirista de quadrinhos e autor de vários ensaios sobre esses seres extraordinários.

Desde que o primeiro ser humano se viu fraco e oprimido perante qualquer dificuldade da vida, surgia a vontade de possuir super-poderes (ou que aparecesse um salvador da pátria) para enfrentar os problemas.

Desde que o mundo é mundo, portanto, podemos crer que já existia esse ideal romântico de que algo ou alguém acima dos padrões de normalidade poderia entrar em cena e resolver tudo.

Os quadrinhos, a TV, o cinema, os livros, a literatura, a arte, enfim, boa parte da produção cultural da civilização tem a ver com essas figuras geralmente musculosas e mascaradas com suas capas, identidades secretas e poderes sobre-humanos… os super-heróis!

Desde o início do século 21, os filmes de quadrinhos têm governado gosto popular e de bilheteria global.

Segundo o jornal Estadão, um estudo apresentado em uma conferência de psicologia nos Estados Unidos afirma que os super-heróis de filmes da atualidade influenciam negativamente os meninos.

Segundo a pesquisa, apresentada em um encontro da Associação Americana de Psicologia, esses super-heróis promovem um estereótipo violento e de “machão”. Eles seriam diferentes dos de antigamente, pois não apresentariam um lado mais vulnerável e humano. O estudo afirma que a única figura masculina alternativa de super-herói da atualidade é a do “preguiçoso”, que evita assumir responsabilidades.

“O super-herói de hoje é como um herói de ação que pratica violência sem parar. Ele é agressivo, sarcástico e raramente fala sobre as virtudes de se fazer o bem para a humanidade”, disse Lamb, segundo artigo no jornal britânico The Guardian.

Preguiçoso

A alternativa a esse super-herói agressivo da atualidade seria o preguiçoso.

“Preguiçosos são engraçados, mas preguiçosos não são o que os meninos deveriam querer ser. Eles não gostam da escola e evitam responsabilidades”, afirma Lamb.

Bom, já que o assunto é super-heróis abaixo 4 filmes para 2014

300 – A Ascensão do Império

Baseado em Xerxes, quadrinhos de Frank Miller, e narrado no estilo visual de tirar o fôlego do megasucesso “300”, o novo capítulo da épica saga leva a ação a um inédito campo de batalha – o mar – à medida que o general grego Themistokles (Sullivan Stapleton) tenta unir a Grécia ao liderar o grupo que mudará o curso da guerra. “300: Rise of an Empire” coloca Themistokles contra as enormes forças Persas, lideradas por Xerxes (Rodrigo Santoro), um mortal que virou deus, e por Artemesia (Eva Green), uma vingativa comandante da marinha persa. Estreia no Brasil 07/03/2014

Capitão América 2 – O Soldado Invernal

Capitão América 2 – O Soldado Invernal se passa dois anos após os eventos mostrados em Os Vingadores – The Avengers. Steve Rogers (Chris Evans) luta para cumprir seu papel no mundo moderno, em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, para derrotar um poderoso e misterioso inimigo na cidade de Washington dos dias atuais. Estreia em maio de 2014 no Brasil.

O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro

Depois das aventuras de O Espetacular Homem-Aranha (2012), Peter Parker (Andrew Garfield) tenta manter a promessa que fez ao pai de Gwen Stacey (Emma Stone), de que a protegeria sem chegar perto dela. Mas o herói está apaixonado, e não consegue se afastar. Ao mesmo tempo, vários inimigos tomam conta da cidade, e a formatura da escola se aproxima. Neste contexto, surge um novo vilão, o poderoso Electro (Jamie Foxx), para desafiar as habilidades do Homem-Aranha. Mas o amigo da vizinhança poderá contar com a ajuda do velho amigo Harry Osborn (Dane DeHaan), que o ajudará a descobrir novos segredos sobre o seu passado. Estreia em 2 de maio de 2014

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

No futuro, os mutantes são caçados impiedosamente pelos Sentinelas, gigantescos robôs criados por Bolívar Trask (Peter Dinklage). Os poucos sobreviventes precisam viver escondidos, caso contrário serão também mortos. Entre eles estão o professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Magneto (Ian McKellen), Tempestade (Halle Berry), Kitty Pryde (Ellen Page) e Wolverine (Hugh Jackman), que buscam um meio de evitar que os mutantes sejam aniquilados. O meio encontrado é enviar a consciência de Wolverine em uma viagem no tempo, rumo aos anos 1970. Lá ela ocupa o corpo do Wolverine da época, que procura os ainda jovens Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) para que, juntos, impeçam que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade. Lançamento 23 de maio de 2014

Publicado em ARTIGOS, AUTOCONTROLE, FILMES, YOUTUBE por Rodrigo Oller. Marque Link Permanente.


Comentários via Facebook

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado